Entre os distúrbios da esfera ejaculatória, se incluem a ejaculação precoce e ejaculação retardada. A ejaculação precoce é uma disfunção sexual da fase do orgasmo e muitas vezes é diagnosticada por um urologista, após um exame especializado. Entretanto, quando não é causada por um fator físico e sim psicológico, seu tratamento deve ser com um psicoterapeuta.
Quando a ejaculação torna-se um reflexo descontrolado ou incontrolável, é chamado de ejaculação precoce. Alguns homens podem apresentar esse tipo de problema logo no início da vida sexual e sempre se manter com ele. Outros podem desenvolver em uma etapa de sua vida, depois ficando livre. Muito depende de cada organismo e de seu causador, mas em sua unanimidade, a ansiedade está presente.
Existem casos onde as causas podem ser físicas, como a inflamação da uretra, fimose, prepúcio muito curto, responsável por uma estimulação muito rápida, mas raramente estas são as causas.
Os principais fatores normalmente são psicológicos e comportamentais. No geral, o medo de decepcionar e a busca de um melhor desempenho, especialmente frente a uma parceira muito desejada, pode levar a uma perda de controle. Quando a ansiedade antes e durante o ato sexual é muito elevada, pode tanto gerar uma disfunção erétil psicológica como uma ejaculação precoce ou retardada.
Nossa vida como um todo tem repercussão em nossa sexualidade, por isso estresse, ansiedade, depressão, falta de exercícios físicos e qualidade de vida, são os principais causadores da ejaculação precoce.
Essa questão pode ser tratada com Psicoterapia Online ou Presencial, utilizando inclusive de ferramentas como a Reprogramação Mental para agilizar o processo.
O tratamento, digamos mais “Top” para essa questão é a Hipnoterapia Online ou Presencial, por agir a nível inconsciente e reprogramar modos de pensar, agir e sentir que são disfuncionais.